quinta-feira, 13 de abril de 2006

Arquivo Nacional ameaça fechar as portas

A intenção do Governo Federal de substituir o Diretor Geral do Arquivo Nacional, tendo como motivação fatores político-partidários provocou revolta entre os servidores da Instituição.

Em carta aberta dirigida a Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, os servidores do Arquivo Nacional manifestaram repúdio a tentativa de ocupação política do cargo.



Rio de Janeiro, 11 de abril de 2006

À Excelentíssima Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República

Nós, os servidores do Arquivo Nacional nos dirigimos a Vossa Excelência para manifestar nossa apreensão e repúdio ante a possibilidade da exoneração do Diretor-Geral. Conforme chegou ao nosso conhecimento, sua substituição será feita por profissional já ocupante de cargo na Instituição (DAS 4) desde setembro de 2003. Desde então ficou notória a sua falta de compromisso com a Instituição que se traduz também pela ausência de projetos e baixa interlocução com o corpo técnico da Casa e instituições afins.

Nossa preocupação é concernente à continuidade dos atuais projetos e procedimentos, bem como a garantia da representação da Instituição junto à comunidade arquivística nacional e internacional.

Ás vésperas da realização do primeiro concurso público do Arquivo Nacional em muitas décadas e a seis meses das eleições presidenciais, causa estranheza à súbita alteração que se anunciou, sem que se apresentasse qualquer justificativa para essa iniciativa.

Nos últimos anos o Arquivo Nacional acumulou diversas conquistas: ocupou a sua nova sede, realizou projetos em todas as suas áreas de competência, atendeu a um público crescente, ampliando o acesso à informação, aprimorando os meios de preservação de seu acervo documental, entre outras ações. Por esse motivo, reiteramos nosso repúdio ao vermos ameaçado todo um processo de modernização e ampliação da Casa que passa a ter cada vez mais responsabilidades e atribuições sobre o maior patrimônio arquivístico do país. A recente incorporação do acervo da ABIN é indicativa desse processo. A qualidade e o desenvolvimento dessas atividades têm sido possíveis devido aos esforços, tanto do quadro de servidores quanto da atual administração, cujo exercício denota lisura, competência e compromisso com a finalidade do Arquivo Nacional.

Por outro lado, preocupa-nos não serem esses os critérios para seleção de um possível novo diretor: critérios políticos e partidários não parecem atender à agenda de uma Instituição centenária que guarda quase cinco séculos de nossa memória.

Certos da compreensão de V. Exa. ao pleito ora encaminhado pelos servidores do Arquivo Nacional,

Respeitosamente,

Servidores do Arquivo Nacional

Fonte: Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em

Nenhum comentário: