domingo, 15 de maio de 2005

Os sonhadores

Esta noite eu assisti novamente ao filme "Os sonhadores" (The Dreamers, 2003) , de Bernardo Bertolucci. É sempre bom rever um filme, um livro... Nossa interpretação sempre depende do momento em que estamos vivendo. Da primeira vez, eu fui ver o filme no cinema, logo na estréia, com uma amiga, a Bianca, sai de lá presa as lembranças tanto sexuais quanto política de minha época de universitária. Imaginando na Paris de 1968. Ontem, fiquei a pensar que a muito tempo devo uma visita na Cinemateca, aqui em São Paulo... Enquanto aqueles jovens ficavam perdidos ao meio de vinhos caros, sexo, brincadeiras, com algumas filosofias, uma revolução acontecia do lado de fora do quarto. É difícil imaginar algo quando não se viveu naquela época. A imagem que tenho é mesmo com toda a liberdade sexual surgindo, o povo caindo no mundo do sexo e das drogas (logo depois na década de 80 viria a Aids), os jovens eram mais politizados, mais envolvidos. Fiquei a pensar sobre o outro filme de Bertolucci, Beleza Roubada, fazendo algumas conexões... a doença daquele artista... seria o fim da geração que viveu em 68? Que história será que o cinema mostrará sobre nós, jovens, da época da globalização, da revolução da informação / comunicação / conhecimento?

Nenhum comentário: