terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Trabalho : palavra feia

Hoje eu estava lendo a crônica do Roberto Shinyashiki (consutor organizacional, psiquiatra e autor do livro Heróis de Verdade) na revista Leaders, e fiquei a refletir, ele inicia a cronica assim:
"Durante milênios, os homens de exércitos derrotados foram transformados em escravos e trabalharam como castigo por sua fraqueza. Por isso, a palavra trabalho, vem do latim tripaliare, que significa torturar, que por sua vez vem de tripalium, instrumento de tortura..."
Ele continuar a escrever sobre como a palavra trabalho tem sido, através dos tempos o maior instrumento de exploração do ser humano por outro ser humano até que ele pega num ponto, o qual comecei a refletir, até porque, bibliotecários têm mania de treinamentos. (rs).
" Investir nas pessoas, com a adoção de cursos, palestras, livros, estágios, é muito mais importante do que mobiliar escritórios bonitos ou oferecer viagens como prêmios por atingir metas d evenda ou produção. Aliás, é preciso repensar a palavra treinamento, tão utilizada nas organizações. Treinam-se cachorros, macacos, leões. Pessoas são educadas. É preciso ampliar o conceito de treinamento e fomentar a idéia de envolvimento profundo e permanente das pessoas responsáveis pelo sucesso da empresa.
Valorizar o conhecimento do profissional é a melhor maneira de estimulá-lo a evoluir."

Um comentário:

Anônimo disse...

Gatinha, que blog cultural, adorei o texto do trabalho e as suas reflexões... Dani vc já pensou em escrever profissionalmente? Se daria muito bem garota, tenho certeza.
Saudades imensas da sua pessoa.
Beijo e ótimo resto de semana
Tamara