domingo, 15 de janeiro de 2012

Será o fim das bibliotecas?

Após ler o artigo no Estadão "Editoras travam “guerra do e-book” com bibliotecas", do dia 25/12/2011 é claro que o primeiro pensamento que veio a tona foi de que esta guerra era o início de uma tentativa de acabar com as bibliotecas, dificultar o acesso a informação.
É claro, que temos que pagar por informação, mas tratado-se da biblioteca que compra um e-book e o empresta a seus usuários, está cumprindo seu papel na sociedade, logo, se formato preferido agora é o digital temos que dar acesso para nossos usuários a este formato.
Acredito que cobrar pelo número de acesso aos e-books é um caminho para o acordo entre bibliotecas e editoras, mas a questão é: Qual seria o número "justo"de acessos de um e-book para uma biblioteca? É claro que este seria diferente, variando de acordo com a realidade social de cada região, país.

Um comentário:

denise bottmann disse...

boa tarde

desculpe usar o espaço desta postagem para postar um comentário cujo tema escapa um pouco. trata-se do seguinte:

a fbn está com um magnífico programa de livro de baixo preço para as bibliotecas públicas de todo o país. o problema é que há dezenas e dezenas de obras de tradução espúrias inscritas neste programa, oferecidas à escolha de 2.700 bibliotecas públicas que se cadastraram para participar. estou divulgando o fato, e agradeceria muito se você pudesse divulgar entre o mundo bibliotecário, caso julgue pertinente.

aqui há as informações relacionadas com a questão:
http://naogostodeplagio.blogspot.com/2012/01/o-caso-das-obras-espurias-inscritas-no.html

agradeço
denise bottmann