sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Campanha para o corte de salários das prefeituras com a população abaixo de 100.000 habitantes

Não poderia deixar de comentar a matéria que saiu na Exame sobre "As cidades mortas do Brasil""
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0998/noticias/as-cidades-mortas
Vou polemizar postando isto aqui, mais esta é a intenção. É claro que lembrei de minha terra querida, Riversul,  "apesar de ter nascido em Itararé", que também não é diferente.
Cidades que não geram empregos, como diz na matéria "A maioria das cidades tem um perfil similar. São economias baseadas na agropecuária de subsistência, quase sem atividade industrial e com dependência umbilical do setor público.Nelas, o maior empregador é a prefeitura. Boa parte do orçamento provém do Fundo de Participação dos Municípios, um bolo formado por impostos federais e gerido pelo Tesouro Nacional."
Quando era garota, vi meus amigos irem embora, pois os pais precisavam ir em busca de trabalho e até de educação para seus filhos. Na minha época eram poucas as opções de faculdades, não tinha acesso à Internet, tampouco a cursos à distância.
Para se ler um livro, uma revista, tinha que encomendar, de outra cidade, "quase não tinha livros em casa e a cidade não tinha livraria", como dizia Caetano Veloso em sua música "livros".
Sempre fui a favor de não ter salários para cargos públicos como de prefeito e vereadores, muito menos para deputados (mas este é um passo maior).
Mas a questão é: "Nas cidades americanas com menos de 150 000 habitantes, prefeito e vereadores não recebem salário. Aqui, qualquer aglomerado que ganhe emancipação terá prefeitura, câmara de vereadores, delegacia, fórum e outros órgãos públicos."
Se nossos impostos fossem bem empregados, tudo bem, eu não ligaria para pagá-los, mas quando vejo no que meu suado dinheiro, de uma simples bibliotecária e empresária que trabalha 12 horas por dia se transforma, sinceramente, tenho vontade de chorar, gritar, sair fora deste país (tenho vontade de viver no Canadá). Mas neste país está minha família, meus amigos, neste país construí uma empresa e gero empregos.
Mas não posso deixar de "sonhar", de mudar a cara da "terrinha", queria ver se não tivesse mais salários, se haveriam candidatos... Quem iria se candidatar a prefeito de Riversul por exemplo se não houvesse salário?
Fica a pergunta para todos refletirem, no próximo ano tem eleições, eu tenho vontade de voltar a viver no interior, mas só posso de tiver trabalho, não é?
Acredito que muitos voltariam para suas cidades se assim fosse e o trabalho não dependesse de ter empregos na Prefeitura.
Para isto vou iniciar a campanha "Abaixo aos salários de prefeitos e vereadores com cidades de menos de 100.000 habitantes (vou se boazinha)"




Nenhum comentário: