quarta-feira, 22 de julho de 2009

São Paulo, 22 de julho de 2009.

Um "golpe na biblioteconomia" ou o "curso de especialização em gestão de bibliotecas públicas" são títulos de e-mails que circularam nos últimos dias na rede e com certeza ainda vão circular um pouquinho, mas eu fico a me perguntar de que adiantará?
Vamos, sejamos realistas, bibliotecários não são seres revolucionários, rebeldes, que lutariam por algo. O que somos? Não passamos de profissionais acomodados dentro de nossas bibliotecas ou centros de informação.
Vejo diariamente não só professores, historiadores, mas jornalistas e principalmente analistas de sistemas ocupando lugares que poderiam ser ocupados por bibliotecários, os profissionais da informação. Profissionais da informação sim, bibliotecários não, estes foram extintos com o avanço da tecnologia, na era do conhecimentos.
Se vão ofecerer um curso de pós com disciplinas básicas da graduação para professores, que bom, pois ainda vão ter uma base da parte técnica que nos cabe, quanto a gestão, vocês sabem que em nosso meio a maioria ainda é técnica e poucos são os gestores.
Fico pensando que talvez o rumo será a pós em Ciência da Informação para trabalhar na área, com informação em alguma área específica na qual você já fez a graduação.
Será que isto funcionará no Brasil?
Voltando ao presente, qual a posição de nosso Conselho de Biblioteconomia com relação a isto?
Do Sindicato?
Pois em breve não terão mais bibliotecários para pagar as anuidades ou será que já estão pensando em admitir profissionais com graduação em qualquer área?
E por que tão poucos bibliotecários assinaram o Manifesto em Defesa da Biblioteca Escolar?
Termino voltando ao princípio... sem luta, assistindo o incêndio...


Nenhum comentário: