Pensamentos confusos de uma bibliotecária, um misto de informação, cultura e confissões da vida de uma profissional de 36 anos.
segunda-feira, 12 de março de 2007
Sao Paulo, 12 de março de 2007. Dia do bibliotecario
"Veículo de idéias, que trouxe o passado até o presente, levará o presente ao infinito dos tempos."
Hoje no Brasil é nosso dia, em homenagem ao bibliotecário Manuel Bastos Tigre, um exemplo de profissional interdisciplinar, pisciano (12/3/1882) , foi lider estudantil (encabeçou movimento em prol da obrigatoriedade de ensino) , jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, além de engenheiro e bibliotecário. É dele, por exemplo, o slogan da Bayer que correu o mundo, garantindo a qualidade dos produtos daquela empresa:
"Se é Bayer é bom", "Chopp em Garrafa" com Ary Barroso, da Brahma.
Ganhou o Prêmio de Poesias da Academia Brasileira de Letras, com a obra “Meu Bebê”.
Após se formar em engenharia, esteve nos EUA, para fazer um curso de aperfeiçoamento em Eletricidade, onde conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal, este encontro foi decisivo para Manuel Bastos e seu amor aos livros.
Depois de prestar o concurso para bibliotecário, largou a engenharia e foi o primeiro o bibliotecário a atuar por concurso no Brasil no Museu Nacional, depois transferido para Biblioteca Central da Universidade do Brasil, chegou a diretor.
Trabalhou por mais de 20 anos como bibliotecário, recebeu o Prêmio Gutenberg e a Resolução nº 5 de 11 de março de 1958 do Poder Legislativo do Distrito Federal, decretou o Dia do Bibliotecário, 12 de março, data de seu nascimento.
Fontes:
http://www.amigosdolivro.com.br/materias.php?cd_secao=484
http://www.infolegis.com.br/legisprof.htm
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/bv_destaque.html
Pintura: Giuseppe Arcimboldo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário