quarta-feira, 28 de março de 2007

Sao Paulo, 28 de março de 2007

Gosto de Maquiavel, sempre gostei, vou postar aqui algumas frases no final deste texto.
Faz sol lá fora, eu aqui dentro me preparando para mais um dia de trabalho, mais um dia curando feridas, brindando conquistas, rindo da inveja que disparam contra mim.
Desde que o plano de união dos filhos de Seth com os filhos de Caim foram condenados a inveja e ao egoísmo, alguns seres humanos ainda se curvam diante de tais sentimentos, pobres de espírito, perdidos nos caminhos da evolução, sempre tentando encontrar um atalho, preocupam-se única e exclusivamente com sua vontade.
Uma imperfeição moral que nos ronda, muitas vezes nos seduz, causa sofrimento ao ver o sucesso de outro ser, alguns sedem de forma natural, outros de forma doentia.
E se vivemos numa sociedade de consumo, somos escravos de algo denominado capital, sofremos, fomos condenados à violência, as guerras, ao ódio, tudo isto porque somos egoístas e pequenos, acima de tudo cegos, vivendo numa matrix.

Maquiavel:

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."

"Os homens hesitam menos em ofender quem se faz amar do que em ofender quem se faz temer; porque o amor é mantido por um vínculo de obrigação que, por serem os homens pérfidos, é rompido por qualquer ocasião em benefício próprio; mas o temor é mantido por um medo de punição que não abandona jamais."

"Todos vêem aquilo que pareces, poucos sentem o que és."

"O homem esquece mais facilmente a morte do pai do que a perda do patrimônio".

"Em politica, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã."

"Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos."

"As injúrias devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que, saboreando-as menos, ofendam menos: e os benefícios devem ser feitos pouco a pouco, a fim de que sejam mais bem saboreados."

"Quanto mais próximo o homem estiver de um desejo, mais o deseja; e se não consegue realizá-lo, maior dor sente."

"O desejo de conquista é coisa realmente muito natural e comum; e, sempre que os homens conseguem satisfazê-lo, são louvados, nunca recriminados; mas, quando não conseguem e querem satisfazê-lo de qualquer modo, aí estão o erro e a recriminação."

"São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes, que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar."

"Os homens devem ser adulados ou destruídos, pois podem vingar-se das ofensas leves, não das graves; de modo que a ofensa que se faz ao homem deve ser de tal ordem que não se tema a vingança."

quinta-feira, 22 de março de 2007

Los amantes de Pompeya (Odete Alonso)

La luna era distinta hace un segundo
te iluminaba
entraba por la hendija como un sorbo.
Moriremos de amor amiga mía
presiento que un tropel desciende de las cumbres
siento su oleada tibia presionando mi espalda.
Moriremos de amor
todos los vientos llegan como una manotada
y yo cubro tu cuerpo lo incorporo
quiero aliviarme en ti.
Hace un segundo la luna era distinta
y no había ese susto en tu mirada.
Algo nos viene encima
ese sordo rumor es un presagio.
Cierra los ojos pronto amiga mía.
Es el amor que llega.

Bibliotecario: espécie em extinçao?

Uma ferramenta de organização de fotografias nova no mercado surge em meio aos avanços da tecnologia. O novo software reconhece rostos e organiza suas fotos automacamente. Enquanto isto ouvi boatos sobre a última mesa redonda na USP sobre o dia do bibliotecário, na qual haviam levando a hipótese da extinção dos bibliotecários.

Frases

"Admiro o instinto das mulheres: amam, beijam, abraçam, entregam-se, mas jamais perdem o controle. " Do livro Os Guerreiros do campo, de Deonísio da Silva.

"Em política, se você quer um pronunciamento, peça a um homem. Se você quer que alguma coisa seja realizada, peça a uma mulher." Margaret Thatcher, política inglesa, ex-primeira ministra britãnica.

"Fiz assim por causa da métrica e do som. Sou poeta, não sou gramático." Vinicius em resposta a Aurélio Buarque de Holanda.

quarta-feira, 21 de março de 2007

A crise dos 29, ou melhor, quase 30

Bibliotecárias já são consideradas uma espécie estranha, não conseguem fugir daquele esteriótipo da velhinha de óculos atrás de um balcão antigo.
Agora, imagine só, uma bibliotecária entrando na crise dos quase 30, imaginando-se a própria velhinha de óculos perdida entre as estantes.
Sou eu, na crise dos quase 30, prestes a fazer 29, o oftalmo me receitou "óculos", nada muito grave, mas confesso que quase não passei no exame médico para renovação da carteira de motorista.
Meus amigos ligam cobrando uma posição sobre a festa, eu confesso, como no ano anterior, estou sem disposição pra fazer uma festa, penso que esta fase de aniversário, nada mais é do que uma data para se refletir na vida, refletir minha carreira profissional, o que nas vésperas faço intensamente e por isto acabo desencanando de festas.
Enfim, assim como os livros envelhecem, nós bibliotecárias envelhecemos, só que os livros se bem conservados passam de geração em geração, séculos, bibliotecárias se bem conservadas, com muitos cremes e os avanços na medicina estética, continuam a espantar os alunos da biblioteca, velhinhas, de óculos, ranzizas, não passam de um século.

quinta-feira, 15 de março de 2007

Dia do Consumidor na Sociedade de Consumo

E viva "nós" consumidores, endividados, adeptos ao modelo americano de consumo, trabalhamos muito para consumir cada vez mais, somos escravos do "capital", somos movidos a esta grande máquina, vivemos numa matrix, dominados, presos exclusivamente ao consumo.
Somos consumidores de informação, de qualquer espécie, as ofertas muitas vezes são tão grandes, que nem sequer temos tempo para selecionar e perdidos em meio ao lixo informacional, também somos bombardeados.
Nesta semana do consumidor, também a semana do bibliotecário, que pelo menos neste universo do consumo de informação tenta exercer um papel de "administrador", com foco na informação seletiva, afim de poupar tempo do usuário, para este ter mais tempo de lazer... rs

quarta-feira, 14 de março de 2007

Movimento Brasil Melhor


Convido aos visitantes de meu blog a dar um clique no link acima (na barra)
http://www.movimentobrasilmelhor.org/?page=campanha

segunda-feira, 12 de março de 2007

Sao Paulo, 12 de março de 2007. Dia do bibliotecario


"Veículo de idéias, que trouxe o passado até o presente, levará o presente ao infinito dos tempos."

Hoje no Brasil é nosso dia, em homenagem ao bibliotecário Manuel Bastos Tigre, um exemplo de profissional interdisciplinar, pisciano (12/3/1882) , foi lider estudantil (encabeçou movimento em prol da obrigatoriedade de ensino) , jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, além de engenheiro e bibliotecário. É dele, por exemplo, o slogan da Bayer que correu o mundo, garantindo a qualidade dos produtos daquela empresa:
"Se é Bayer é bom", "Chopp em Garrafa" com Ary Barroso, da Brahma.
Ganhou o Prêmio de Poesias da Academia Brasileira de Letras, com a obra “Meu Bebê”.
Após se formar em engenharia, esteve nos EUA, para fazer um curso de aperfeiçoamento em Eletricidade, onde conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal, este encontro foi decisivo para Manuel Bastos e seu amor aos livros.
Depois de prestar o concurso para bibliotecário, largou a engenharia e foi o primeiro o bibliotecário a atuar por concurso no Brasil no Museu Nacional, depois transferido para Biblioteca Central da Universidade do Brasil, chegou a diretor.
Trabalhou por mais de 20 anos como bibliotecário, recebeu o Prêmio Gutenberg e a Resolução nº 5 de 11 de março de 1958 do Poder Legislativo do Distrito Federal, decretou o Dia do Bibliotecário, 12 de março, data de seu nascimento.

Fontes:
http://www.amigosdolivro.com.br/materias.php?cd_secao=484
http://www.infolegis.com.br/legisprof.htm
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/bv_destaque.html

Pintura: Giuseppe Arcimboldo

segunda-feira, 5 de março de 2007

Na Veja desta semana (n.1998 - 070/3/2007), um Artigo sobre os quarto mitos da escola brasileira:
1º Mito – O professor brasileiro é mal remunerado
O artigo diz que o salário é 56% superior a media nacional, mas não menciona a dificuldade para um professor, assim como outros profissionais, investir na carreira, mestrados e cursos, que são muitas vezes superiores aos ganhos.
2º Mito - A educação só vai melhorar no dia que os professores receberem salário mais alto
O artigo menciona que o salário aumentou e as notas dos alunos despencaram. E ainda: ”O mais urgente é fazer com que o professor chegue à sala de aula sabendo ensinar.”
É certo que ter mais dinheiro no bolso não é fato determinante para transformar um professor num bom educador.
Agora analisando o fato de que a educação nacional vive um círculo vicioso, onde o professor que chega até a sala de aula sem saber direito o que vai ensinar, porque o que ele não aprendeu no primeiro e segundo grau, ao chegar na universidade tentou aprender para entrar na sala de aula, ensinar.
Ensinar num país onde ao entrar numa sala de aula você tem que ser “psicólogo”, pai, mãe, enfretar ameaças, dias sem aula, por ordem de organizações criminosas, ameaças de alunos, falta de infra estrutura, livros…
Assim como qualquer outra carreira, temos profissionais e profissionais, aqueles que empurram com a barriga, aqueles que se esforçam ao máximo e aqueles que fazem por amor.

3º Mito - O Brasil investe pouco em educação
O Brasil destina 3,4% do PIB às escolas básicas, e os países da OCDE, 3,5%.
Conclusão, nosso país investe quase o mesmo e obtém resultados piores.
Não é de hoje que observamos recursos mal empregados, não somente na educação, mas também em todos setores do governo.
Um exemplo: semana passada nos jornais, livros didáticos que foram encontrados num depósito de reciclagem, com um detalhe, estavam ainda embalados, novos.

4º Mito – A escola particular é excelente
Que o Enem só serve para indicar que as escolas particulares estão um pouco a frente das estaduais, é fato.
Triste saber que uma prova aplicada pela OCDE, colocou o Brasil nas últimas posições em todas as disciplinas.
Então observamos que o professor que passou por uma escola ruim, cursou uma universidade precária e foi dar aula, resultou neste quadro que estamos vendo agora…E aquele que poderia ser um bom professor, está bem longe das salas de aula, talvez em outro país (fuga de cérebros), pesquisando numa multinacional…

Apenas 20% dos jovens brasileiros chegam à universidade. Mas, chegam à universidade, sem saber o básico...
Uma média de 6 anos dentro das salas de aulas (sucateadas) contra 12, nos países desenvolvidos.
Em uma lista de 25 países, o Brasil é o 23º em número de publicações científicas. "Nem vou comentar"